(79) 99828-3991
contato@abee-se.org.br

Mercado livre de energia continua em expansão e consolida crescimento no Brasil em 2025

Mercado livre de energia continua em expansão e consolida crescimento no Brasil em 2025

O mercado livre de energia elétrica no Brasil registrou mais de 21,7 mil novas migrações de consumidores em 2025, consolidando a tendência de expansão desse ambiente de contratação e elevando o total de participantes para cerca de 85 mil unidades consumidoras. Essa movimentação reforça a importância da modalidade, que proporciona mais autonomia e competitividade às empresas na hora de escolher seu fornecedor de energia elétrica.

Mesmo com um ritmo de migração menor do que o observado em 2024 — quando houve um pico de adesões em função da abertura do mercado para todos os consumidores do Grupo A — o mercado livre manteve crescimento expressivo. Isso demonstra o amadurecimento da modalidade, que já representa uma fatia significativa do consumo de eletricidade no país.

Especialistas indicam que essa fase de transição reflete uma adaptação natural após a expansão inicial impulsionada por mudanças regulatórias, com decisões mais criteriosas por parte de novos consumidores que buscam eficiência e previsibilidade nos custos de energia.

O avanço contínuo do mercado livre aponta para um cenário em que a liberdade de escolha e a competitividade entre fornecedores se tornam cada vez mais centrais no setor elétrico brasileiro, contribuindo para maior dinamismo e atração de investimentos no setor.

Matriz elétrica brasileira pode crescer mais de 9 GW em 2026, projeta ANEEL

Matriz elétrica brasileira pode crescer mais de 9 GW em 2026, projeta ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou projeções indicando que a matriz elétrica do Brasil deverá crescer cerca de 9,1 gigawatts (GW) de capacidade instalada ao longo de 2026, representando um aumento significativo em comparação com o verificado em 2025. Essa estimativa está baseada no Relatório de Acompanhamento da Expansão da Oferta de Geração de Energia Elétrica (Ralie), ferramenta que acompanha a entrada de novas usinas no sistema elétrico nacional.

Esse acréscimo previsto de 9.142 megawatts (MW) indica um ritmo de expansão superior ao registrado no ano anterior, quando cerca de 7,4 GW foram adicionados à matriz brasileira. O avanço reforça o dinamismo do setor energético no país e reflete a continuidade de investimentos em projetos de geração de energia elétrica.

A projeção está alinhada com a tendência de diversificação da matriz elétrica brasileira, que há anos tem dado protagonismo às fontes renováveis — especialmente a solar fotovoltaica —, mas também inclui outras tecnologias de geração. A expansão da capacidade instalada contribui para garantir a segurança do fornecimento e atender ao crescimento da demanda por energia em todo o território nacional.

Além de fortalecer a matriz elétrica, esse incremento estimado deve gerar efeitos positivos para a economia, com a criação de empregos ligados a novos empreendimentos, estímulo a cadeias produtivas e maior competitividade do setor elétrico brasileiro.

Com essas projeções, o Brasil segue um caminho de ampliação de sua infraestrutura energética, consolidando o papel do planejamento regulatório e dos investimentos privados e públicos na expansão da oferta de energia elétrica no país.

Publicada portaria para contratar 50 pessoas para a ANEEL

Publicada portaria para contratar 50 pessoas para a ANEEL

Os Ministérios de Minas e Energia (MME) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizaram a ANEEL a contratar temporariamente até 50 profissionais para atender a necessidades urgentes e de excepcional interesse público da Agência. A medida foi publicada nesta quarta-feira (31/12) por meio da Portaria Conjunta MGI/MME nº 104, de 30 de dezembro de 2025.

 

A ANEEL realizará a seleção e a contratação de profissionais do banco de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), nos termos da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993. Os contratos terão duração inicial de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. A Agência seguirá todas as etapas necessárias para que as contratações sejam efetivadas com a máxima celeridade e eficiência.

 

A medida reforça a capacidade operacional da ANEEL, o que permitirá o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados ao setor elétrico e à sociedade brasileira. A agilidade em suprir demandas essenciais contribuirá para o cumprimento da missão regulatória da Agência em um período de desafios e transformações no cenário energético nacional.